Quem Somos

Desde 1954, a Rio Ita contribui para o desenvolvimento da mobilidade urbana no Estado do Rio de Janeiro. Somos hoje uma das mais importantes operadoras do transporte intermunicipal de passageiros por ônibus da Região Metropolitana, atendendo a milhares de clientes nos seus deslocamentos diários entre as cidades de São Gonçalo, Niterói, Rio de Janeiro, Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Rio Bonito e Tanguá, chegando até a Região dos Lagos, municípios de Saquarema e Araruama.

Contamos com uma frota de mais de 400 ônibus, atendendo a 49 linhas e 1.770 colaboradores organizados em três Unidades de Negócio. A Rio Ita e seus colaboradores estão comprometidos em melhorar continuamente os serviços a seus clientes, adotando as melhores práticas de gestão do mercado, atuando sempre de forma ética e responsável.

Nossa História

A Rio Ita nasceu na cidade de Miracema, pelas mãos de empresários da região, e seu nome é uma derivação da sua primeira concessão, a linha Rio de Janeiro x Itaperuna. Durante três décadas, se desenvolveu ligando diversas cidades do Noroeste do Estado do Rio de Janeiro (Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Miracema e Itaocara) até a capital fluminense e a cidade de Niterói, desenvolvendo sua operação com ônibus rodoviários.

No final dos anos 70 e início dos anos 80, a empresa começou a mudar o perfil de suas operações. Com a entrada de novos sócios, as linhas da região Noroeste foram negociadas e a empresa passou a operar na Região Metropolitana do Rio de Janeiro e Região dos Lagos, iniciando uma nova era em sua trajetória de sucesso.

Com a operação no transporte coletivo Urbano, a Rio Ita cresceu em ritmo acelerado ao longo da década de 80 e se tornou uma das principais empresas do setor. Incorporou novas linhas, pulou de 170 para mais de 600 ônibus, e construiu a sua principal Unidade de Negócio as margens da BR-101, em Itaúna-São Gonçalo (RJ).

Mas sua trajetória também foi de lutas e dificuldades. No final dos anos 90, houve grande mudança no modelo de transporte de passageiros no Estado do Rio, o que exigiu esforço e aperfeiçoamento das empresas da região. Sempre consciente do seu papel na mobilidade urbana das cidades e na vida das pessoas, a Rio Ita encarou o desafio e passou por um período de reestruturação importante, aperfeiçoando seus métodos de gestão em busca de maior eficiência e qualidade.

Investindo na capacitação de sua equipe, na implantação de políticas de responsabilidade socioambiental e na melhoria dos controles e do atendimento ao cliente, nos anos 2000, a Rio Ita implantou seu Sistema de Gestão da Qualidade e suas três unidades foram certificadas na ISO 9001 (Rio Bonito (2012), São Gonçalo/BR-101 (2014) e Itaboraí (2015)).

Consciente da evolução constante do mercado e das novas exigências em Governança Corporativa, recentemente, a Rio Ita lançou seu Código de Ética , dando mais transparência, ética e integridade aos seus negócios e aderiu ao Pacto Global Anticorrupção.

Em 2010 era necessário adotar novas tecnologias: GPS, planejamento inteligente, validadores com digital e reconhecimento facial e monitoramento online de linhas e eventos externos. Para isso, a Rio Ita deu novos e importantes passos: inaugurou o seu Centro de Controle de Operações, uma das mais modernas estruturas montadas por uma empresa de ônibus no Rio de Janeiro, investiu na renovação da frota, pesquisa de satisfação e de demanda e ampliou a oferta de veículos climatizados.

Nossa Filosofia Empresarial

Nossa Missão

Realizar viagens com responsabilidade socioambiental, que atendam as necessidades de deslocamento da população e ofereçam níveis crescentes de satisfação para os clientes, colaboradores, acionistas e sociedade.

Nossa Visão

Ser uma referência em Excelência Operacional.

Nossos Valores

• Comprometimento: Vestir a camisa do cliente e da empresa. Saber que podemos contar com você;

• Atendimento: Entender e atender as necessidades dos clientes internos e externos. Saber cuidar desses relacionamentos com comprometimento, educação e cortesia;

• Produtividade: Fazer tudo com sentimento de fazer bem feito usando da melhor forma os recursos da empresa;

• Confiança: Trabalhar juntos para promover a plena satisfação de nossos clientes; e

• Responsabilidade: Saber cuidar do meio ambiente não contribuindo para sua poluição.

Nossa Política de Qualidade

Buscar a excelência operacional através da qualidade, tendo como ações:

1. A melhoria da satisfação dos clientes e outras partes interessadas, através do atendimento de seus requisitos;

2. A melhoria contínua de produtos, processos e eficácia do sistema de gestão; e

3. A disseminação da qualidade na organização, que é responsabilidade de todos.